Compartilhe este texto

Capacitação para implantação de testes rápidos chega à zona Sul

Por Portal Do Holanda

08/10/2015 13h48 — em
Amazonas



A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) iniciou na quarta-feira, 7, uma oficina de capacitação de 60 profissionais em Testagem Rápida e Aconselhamento para HIV, sífilis e hepatite B e C. O público-alvo prioritário são enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam na Estratégia Saúde da Família (ESF), na zona Sul de Manaus.

O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, explicou que a nova capacitação busca continuar o processo de ampliação da oferta do serviço, facilitando o acesso da população aos exames. “A ampliação dos testes rápidos para a ESF é para facilitar o diagnóstico precoce de HIV, sífilis e hepatites, o que é essencial para quebrar a cadeia de transmissão das doenças”, destacou.

O teste rápido já é oferecido em 73 Unidades de Saúde em Manaus (UBSs), incluindo 19 equipes da Estratégia Saúde da Família. Na zona Sul, 19 UBSs oferecem o serviço, entre elas, cinco são Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs). Com a nova capacitação, a meta é ampliar a oferta do teste rápido para mais 17 equipes da ESF que atendem na zona Sul. A técnica responsável pelo Controle de Doenças Sexualmente Transmissíveis/Aids e Hepatites Virais do Distrito de Saúde Sul (Disa Sul), assistente social Ivamar Moreira da Silva, afirmou que a oferta do teste rápido pelas equipes da Estratégia Saúde da Família é uma forma de levar o serviço para mais próximo da população.

A capacitação será encerrada nesta quinta-feira, 8, no auditório da Unidade Básica de Saúde (UBS) Japiim, no conjunto 31 de Março, no bairro Japiim, com as orientações práticas para a aplicação do teste rápido. Na parte teórica, palestras sobre a “Importância do Aconselhamento pré e pós-teste”, “Legislação que Normatiza os Testes Rápidos” e “Assistência Farmacêutica”.

Foto: Divulgação/Semsa

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas