Compartilhe este texto

Inscrições para o Bolsa Pós-Graduação começam nesta quarta-feira

Por Portal Do Holanda

01/09/2015 15h48 — em
Amazonas



A Prefeitura de Manaus abre, nesta quarta-feira (2) o período de inscrições para o Programa Bolsa Pós-Graduação, que vai ofertar 1.264 vagas de especialização lato sensu na modalidade de ensino presencial em cinco Instituições de Ensino Superior da cidade. Os estudantes interessados têm até às 23h59 do dia 13 de setembro para acessar o Portal do Candidato, disponível no site da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão, e preencher as informações necessárias para a inscrição.

O edital do certame está disponível na edição de 31 de agosto do Diário Oficial do Município, a partir da página 12, que pode ser acessado e baixado gratuitamente pelo site da Prefeitura. De acordo com a Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional, órgão vinculado à Semad que gere os programas de inclusão do Executivo Municipal, podem concorrer os estudantes já graduados, residentes em Manaus, e cuja renda familiar per capita não ultrapasse a faixa de dois salários mínimos e meio.

Além disso, tal como acontece com os estudantes vinculados ao Programa Bolsa Universidade, os candidatos precisam estar cientes da política de contrapartida com o Município. Ao aderirem ao PBPG, os estudantes – em caso de obtenção de bolsa – poderão ser convocados para participar, mediante disponibilidade informada previamente, das atividades do poder público. E, sempre que possível, dentro de sua área de formação acadêmica. No total, os estudantes terão de cumprir 50 horas de contrapartida por semestre.

As 1.264 bolsas disponíveis no primeiro edital do Bolsa Pós-Graduação estão divididas em diferentes modalidades. Uma delas são as bolsas voluntárias, oferecidas livremente pelas instituições de acordo com suas políticas educacionais. Neste caso, estão sendo oferecidas 1.230 bolsas. Para as outras modalidades – isenção de tributos e compensação tributária – estão sendo oferecidas 34 vagas. As vagas estão distribuídas em mais de 50 cursos de especialização, que variam nas áreas da saúde, gestão, engenharia e tecnologia.

As Instituições de Ensino Superior que aderiram ao programa foram Universidade Nilton Lins, Faculdade Martha Falcão, Faculdade Salesiana Dom Bosco, Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica e Escola Superior Batista do Amazonas. Os cursos oferecidos possuem cargas horárias e ementas estabelecidas pelas próprias universidades. Confira, abaixo, a lista geral de cursos oferecidos por instituição.

Lista de cursos de especialização por instituição:

Fucapi – MBA em Gestão de Projetos, Cálculo Estrutural, Engenharia de Produção Lean Manufacturing, Engenharia de Qualidade, Engenharia de Software, Gestão de Obras, Planejamento Tributário para a Zona Franca de Manaus, Processo de Automação Industrial.

Faculdade Salesiana Dom Bosco – Docência da Leitura, Escrita e Matemática para Os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, Gestão Estratégica de Pessoas, MBA em Gestão Executiva Empresarial com Estratégia de Mercado Industrial, Auditoria e Perícia Contábil, Prevenção e Tratamento da Dependência Química, Relações Familiares na Abordagem Sistêmica, Políticas Públicas no Enfrentamento da Violência Intrafamiliar, Gerontologia Social, Gestão e Planejamento de Projetos Sociais com Ênfase em Captação de Recursos.

Esbam – Gestão de Pessoas e Liderança; Perícia, Auditoria e Controladoria; Auditoria e Controladoria Contábil, 3º Setor e Responsabilidade Social, Língua Portuguesa, Educação Matemática, Psicopedagogia, Docência da Língua Inglesa, Sistema de TV Digital, Engenharia de Qualidade e Produtividade (Engenharia de Produção), Direito Penal e Processual Penal, Perícia Forense e Criminalística, Perícia Criminal e Segurança Pública, Gestão Pública, Direito Público, Psicologia Clínica, Microbiologia Geral, Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais, Assistência Social Pública e Privada com Ênfase em Políticas Sociais para a Família.

Faculdade Martha Falcão – Psicologia Hospitalar, MBA em Psicologia Organizacional, Segurança da Informação em Redes de Computadores, Comunicação Empresarial e Mídias Digitais.

Nilton Lins – Administração Hospitalar e de Serviços de Saúde, Direito Civil e Processual Civil, Gestão Estratégica da Logística, Segurança do Trabalho, Gestão Ambiental com Ênfase em Auditoria e Perícia, Gestão Estratégica de Negócios e Globalização, Gestão e Controle Social de Políticas Públicas, Psicopedagogia.

 

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas