Compartilhe este texto

Manaus vai ter jornada de iniciação científica

Por Portal Do Holanda

28/07/2015 15h32 — em
Amazonas



A Embrapa Amazônia Ocidental realiza, na quarta-feira e quinta-feira (29 e 30 de julho), em sua sede em Manaus, a XII Jornada de Iniciação Científica, relativa ao período 2014/2015 do programa de Iniciação Científica da Unidade. Na ocasião, os bolsistas apresentam os projetos desenvolvidos desde agosto de 2014 em parceria com pesquisadores e analistas da empresa.



O Programa de Iniciação Científica da Embrapa Amazônia Ocidental conta com apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), por meio do Pibic (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica), e da Fapeam (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas), por meio do Paic/AM (Programa de Apoio à Iniciação Científica do Amazonas).

Durante o evento, os bolsistas farão apresentações individuais de no máximo dez minutos. A banca será composta por três avaliadores – pesquisadores e/ou analistas da Embrapa – e mais dois pesquisadores convidados. “Neste ano convidamos os professores Daniel Felipe de Oliveira Gentil e Joel Lima da Silva Junior, ambos da Universidade Federal do Amazonas, e o pesquisador aposentado do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Hiroshi Noda. Serão, no total, quatro bancas de três avaliadores, totalizando 12 doutores de diversas áreas que avaliarão com critério as apresentações dos bolsistas da Unidade”, explicou o pesquisador da Embrapa e coordenador do Comitê Interno de Bolsistas e Estagiários da Embrapa Amazônia Ocidental (Cibe), Jony Dairiki.

A XII Jornada de Iniciação Científica marca a finalização do ciclo de 12 meses em que o bolsista se inseriu na pesquisa e foi orientado pelo pesquisador ou analista da Embrapa. “Mais do que proporcionar um simples treinamento, a apresentação oral na Jornada marca positivamente a vida científica de muitos bolsistas por ser a primeira oportunidade de explanação do trabalho em público e para uma banca avaliadora conceituada”, completou o pesquisador Jony Dairiki. Novo período

A apresentação final dos bolsistas na 12ª Jornada de Iniciação Científica encerra o período 2014/2015 do Programa de Iniciação Científica da Embrapa Amazônia Ocidental. Nos dias 03 e 04 de agosto será realizado o Seminário de Boas-vindas aos 51 novos bolsistas de Iniciação Científica da Embrapa Amazônia Ocidental, marcando o início do período 2015/2016. Na ocasião, os bolsistas participam de uma reunião de recepção com informações sobre o Programa de Iniciação Científica e sobre a Embrapa. “No Seminário os novos bolsistas são recepcionados pela chefia, Cibe e demais setores que compõem a unidade e neste evento têm o primeiro contato com o âmbito profissional e conhecem as principais normas, deveres, direitos e têm a oportunidade de conhecer alguns setores que farão parte do seu cotidiano”, explicou Dairiki.

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas