Compartilhe este texto

"Viva Leitura” tem apresentação de projeto escola-jornal

Por Portal Do Holanda

31/08/2015 14h56 — em
Amazonas



O  “Viva Leitura”, desenvolvido pela escola estadual Rosina Ferreira, foi apresentado no 6º Circuito da Ciência, promovido pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).
 
A escola, juntamente com outras unidades de ensino, participou como entidade expositora da 6ª edição do circuito, realizada pelo Inpa em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Universidade Federal do Amazonas e demais instituições colaboradoras. O evento foi promovido no decorrer da última semana no Bosque da Ciência, localizado no bairro de Petrópolis, zona sul de Manaus.
 
Com o projeto “Viva Leitura” estudantes do 8º e do 9º ano do ensino fundamental da escola estadual Rosina Ferreira empenham-se na produção de um jornal-laboratório em sala de aula.
 
Além de favorecer a expressão por meio da escrita correta, o projeto leva os mais jovens à leitura e interpretação de diferentes gêneros textuais. “Todo esse trabalho direciona os alunos para a produção do ‘Jornal 3L’ que tem essa titulação por contemplar: leitura, literatura e linguagem”, conta o professor Elton Neves, ressaltando que o projeto “Viva Leitura” conta com o financiamento do Governo do Estado por meio do Programa Ciência na Escola (PCE).
 
De acordo com o professor, os objetivos do projeto vêm sendo alcançados com êxito. “Com o projeto, buscamos despertar nos jovens o hábito pela leitura para que, assim, eles possam manifestar seus sentimentos, experiências, ideias e opiniões sobre a realidade em que estão inseridos. O resultado tem sido gratificante”, mencionou Elton Neves.
 
Conforme o coordenador, o jornal conta com a publicação de textos inéditos, de autoria dos próprios alunos, contados a partir de uma releitura de obras literárias.    
 
Além da exposição de trabalhos científicos, o Circuito na Ciência foi marcado por oficinas educativas e exposições diversas sobre a fauna e a flora da Amazônia.

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas