Compartilhe este texto

Romance “Cordeiros e Bodes” mostra as entranhas da corrupção e poder, entre novos ricos e favelados

Por Portal Do Holanda

14/10/2015 16h02 — em
Agenda Cultural




Construído a partir de vivências numa favela, impressões e ficção, com elementos fortes e atuais para um romance, “Cordeiros e Bodes” é o novo livro do autor João Bosco Botelho que será lançado no dia 17 de outubro, às 10h, no Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas (IGHA), com assinatura da Livraria e Editora Valer.

Esse é o 19º livro do escritor, que é professor titular aposentado pela Ufam, professor-doutor da UEA e membro da Academia Amazonense de Medicina. “Cordeiros e Bodes” é uma obra super atual, que trata da dualidade do bom e do mau, desde as representações bíblicas até a rotina dos personagens da narrativa, moradores de uma grande cidade e de uma favela com todos os seus defeitos e qualidades.

Em tempos de combate à corrupção, busca pela moralidade e de se passar o País a limpo, o livro traz à tona polêmicas como o poder do dinheiro, o culto exagerado ao corpo, ganância, as durezas da vida, mas também a esperança e a fé de quem acredita que pode transformar o mundo a partir de atos de integridade, mesmo no meio da dor e cortando a própria carne.

“Escrevi ‘Cordeiros e Lobos’ a partir do fruto de vivências em uma favela de Manaus, onde convivi com personagens inspiradores, ajustados à literatura romanesca. São personagens extraordinários, intensos e fortes, que não se deixam abater, entre o bem e o mal”, diz Bosco Botelho. Segundo o autor, “Cordeiros e Bodes” é um título que reflete ao sentido bíblico, com cordeiros ao lado de Deus, e o bode ao lado do demônio. “São pessoas más, que roubam, armam, são corruptores do dinheiro público. E há um outro grupo, na favela, que trabalham, que produzem, que não tem casa própria e são cidadãos. Esse sentido bíblico traz a simbologia do belo, bom, justo e integro, contraposto ao mau, ao roubo, à mentira, à ganância”, fala o escritor. Seguindo a perspectiva dos que roubam, pagam propina e corrompem, fazendo disso uma relação social, o livro deixa uma pergunta para os leitores: “O país está podre? Há solução?”

Durante a narrativa fluida de “Cordeiros e Bodes”, o autor desenvolve histórias com personagens fortes, tomando como base os conflitos encontrados no dia a dia de grandes metrópoles e favelas. Draco, por exemplo, emergiu de baixo graças ao poder do dinheiro e rapidamente se adaptou ao circulo vicioso de corrupção, propinas, soberba e entrega aos prazeres. De outro lado, igualmente forte, aparece Damiana, que mora na invasão, sempre lutando para dar vida digna e decente aos filhos, mesmo que eles estivessem vulneráveis ao crime, ao tráfico e à maldade. Ela sente na carne o poder da falta de humanidade dos traficantes. A obra apresenta aos leitores, jovens, adolescentes e adultos, um recorte da realidade, com contradições, mazelas e efemeridades, mas também com as coincidências e bondades que surgem para acalmar o coração. O autor mostra que a ficção não se constrói sem um olhar atento para o que acontece à nossa volta. “Cordeiros e Bodes” é um relato sobre o presente, ambição, sucesso a qualquer preço e a supervalorização do dinheiro. Mas também traz um respiro de que o bem sempre está presente e acessível.
 

O Autor

João Bosco Botelho é doutor honoris causa, Universidade Paul Sebatier, Toulose, França, professor aposentado da Universidade Federal do Amazonas – Ufam, professor de Ética Médica da Universidade do Estado do Amazonas – UEA e na Uninilton Lins. Membro da Academia Amazonense de Medicina, conquistou inúmero títulos com sua produtividade médica e científica, principalmente como professor convidado da Universidade de Paris 7, na França.
Tem publicadas as obras: Arqueologia do Prazer (1990); Os limites da cura (1998); O Deus genético (2000); História da Medicina: da abstração a materialidade (2004); Medicina e religião (2005); Epidemias – a humanidade contra o medo da morte (2008) e Entre as sombras (2009).
 
Lançamento

Livraria e Editora Valer tem a satisfação de convidar você para o lançamento do livro Cordeiros e Bodes, do autor João Bosco Botelho. O evento acontecerá sábado, 17 de outubro, às 10h, no Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas (Rua Frei José dos Inocentes, 132, Centro).

SERVIÇO

Dia: 17 de outubro de 2015 (sábado)
Horário: 10h 
Local: IHGA – Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas
Rua Frei José dos Inocentes, 132 – Centro
Contato: Editora – 3622-6141
Autor: (91) 98121-1067 
[email protected]

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Agenda Cultural

+ Agenda Cultural