Compartilhe este texto

“Maninho, nós vamos pagar por isso”


Por Raimundo de Holanda

08/10/2015 0h11 — em
Bastidores da Política



O polêmico ex-senador Evandro Carreira, o ‘Maninho’, que defendia a causa ecológica na década de 1970, foi lembrado ontem pelo deputado Serafim Corrêa, por causa do fumacê em Manaus. Disse Serafim que há mais de 40 anos, Carreira já alertava: “Maninho, nós vamos pagar por isso. Nós estamos cortando as árvores. A natureza não sabe se defender, mas ela sabe se vingar.” Mostrando um mapa do desflorestamento ocorrido nas últimas décadas, Sarafa lembrou a degradação ocorrida durante a execução de grandes obras, citando como exemplo a construção dos bairros Cidade Nova e Nova Cidade, na zona Norte de Manaus, iniciada a 34 anos.
 
VICENTE LOPES GANHA

O deputado Vicente Lopes (PMDB), réu em processo penal eleitoral por corrupção ativa movido pelo Ministério Público Eleitoral   se deu bem com a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas   que não viu provas suficientes que corroborassem a acusação do MPE e julgou a demanda improcedente.

PLANILHAS DE CUSTO

Inconformado com o não cumprimento da Lei Orgânica do Município de Manaus   que obriga empresas públicas ou concessionárias de prestação de serviço público como distribuição de água e esgotamento a enviarem anualmente à CMM balancete, o vereador Waldemir José (PT) quer que as concessionárias divulguem suas planilhas para poder obter reajuste de tarifa.

@@@

Enviar balancete à Câmara Municipal de Manaus é uma coisa, agora, divulgar a planilha de custos é algo bem diferente. Essa vai ser difícil de ser cumprida, mesmo que o projeto de José vire lei.

JESUS ESTÁ CHEGANDO

A vereadora Luciana Monteiro (PP), que já tentou emplacar lei que abria as portas dos ônibus e facultava as instalações dos terminais à pregação evangélica, desta vez resolveu que vai catequizar seus pares e os funcionários da Câmara: protocolou projeto de resolução que cria a figura do “capelão parlamentar”. Diz a autora do projeto que o capelão vai "dar pareceres sobre questões éticas, religiosas e espirituais, sob a ótica cristã”.

MINHA CASA É MINHA DÍVIDA

A possibilidade de que a Caixa Econômica Federal tome as casas do programa Minha Casa Minha Vida  de mutuários que estejam com mais de três meses de atraso, levou o deputado federal Arthur Bisneto (PSDB) a questionar o Ministério das Cidades sobre se vai haver algum forma de facilitar a quitação dos imóveis pelos beneficiários. Até quarta-feira não havia resposta, mas para o mutuário, o programa está mais para Minha Casa é Minha Dívida.

REDUÇÃO DE SALÁRIOS
 
Para o presidente Josué Neto não há nenhum problema em reduzir o salário dos deputados estaduais, seguindo o exemplo do governador José Melo, que reduziu em 10% os salários do alto escalão do governo. Mas essa é uma decisão que será tratada democraticamente com os 24 deputados. Neto segue a orientação do presidente do TCE, Josué Filho, que também deixou para o voto dos conselheiros do tribunal a decisão sobre a mesma questão. “O tribunal funciona como um parlamento.” 
 
UM SENHOR PARTIDO

 
Até ontem pouca gente sabia que o PTN é um ‘senhor’ partido já com 70 anos nas costas. E também não é nenhum ‘nanico’ (baixinho e raquítico). A comemoração do presidente regional Abdala Fraxe destacou que é o partido que registra o maior crescimento no Estado, nos últimos seis anos, e que teve a maior votação na cidade de Manaus em 2012, com 108 mil votos e a segunda no Estado em 2014, com 154 mil votos. “Pode ser tudo, menos nanico.”
 
DEPUTADO VAIADO
 

Autor da sessão em homenagem ao TCE, ontem na Assembleia, o deputado Orlando Cidade foi vaiado das galerias quando seu nome foi citado pelo presidente da Mesa. Mas não foram servidores da Corte de Contas os autores das vaias, e sim   bombeiros civis que não gostaram de ele ter aprovado na casa um projeto de lei que acaba com a profissão no Amazonas. Agora, o líder do governo David Almeida trabalha para que o governador José Melo vete a Lei e os deputados mantenham o veto. O fato é que a bancada governista votou ‘fechado’ no projeto.
 
Siga-nos no


Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.