Compartilhe este texto

O governo visto de fora


Por Raimundo de Holanda

15/04/2024 19h49 — em
Bastidores da Política


  • A política da infalibilidade é uma ilusão e tem consequências...

O governo do Amazonas e seu entorno são muito sensíveis. Não admitem a menor crítica, não avaliam seus erros nem aceitam ser contestados. Num estado que nunca deixou de ser província, a política da infalibilidade é apenas uma ilusão. No momento em que ela se desfaz gera problemas de natureza econômica e jurídica. O resultado todos já conhecem. 

Os alertas aqui feitos são no sentido de ajudar, de mostrar caminhos. O quanto pior melhor não interessa a este Portal, nem aos seus leitores. 

Irrita particularmente a forma como agentes públicos reagem a esse tipo de cobrança, focada no interesse público, sem intenção de melindrar ninguém, mas mostrar falhas e a necessidade de o governo interagir com o público, de explicar como e por que algumas ações foram tomadas. Afinal, essa é a obrigação de quem governa, isso é o que espera a sociedade de seus governantes.

O Portal do Holanda não faz oposição a ninguém. Tem até grandes amigos no governo, mas não bajula, nem é servil. Faz, devo reconhecer, um jornalismo limitado, falho, com erros graves, inclusive de grafia, mas tem procurado se pautar em fatos objetivos. 

Não é servil, mas elogia acertos e o faz de forma clara. O governo também acerta. Mas erra muito e isso também é natural, especialmente quando esses erros são produzidos na tentativa de acertos. O que não é natural é não aceitar que errou ou não explicar como e porque errou.

Portanto, espera-se uma explicação da diretoria da maternidade Balbina Mestrinho sobre o pagamento de quase meio milhão de reais a uma empresa pelo fornecimento de refeições em apenas um mês, conforme publicado ontem neste espaço. É um dever. O silêncio contamina todo o governo.

Siga-nos no

ASSUNTOS: governo do amazonas, Manaus, maternidade balbina mestrinho

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.