Compartilhe este texto

Desflorestamento é causa da poluição e fumaça, diz ex-prefeito

Por Portal Do Holanda

07/10/2015 12h33 — em



Na sessão da Aleam desta quarta-feira (7), o deputado estadual em ex-prefeito Serafim Corrêa (PSB) propôs uma reflexão sobre os fatores que levaram a ocorrência da nuvem de fumaça que cobriu Manaus na última semana. Na avaliação do parlamentar, o principal fator para o fenômeno é o desmatamento das áreas verdes da capital e de seu entorno que, segundo ele, é uma questão cultural.

Serafim apresentou um mapa do desflorestamento ocorrido nas últimas décadas e lembrou a degradação ocorrida durante a execução de grandes obras, citando como exemplo a construção do bairro Cidade Nova, zona Norte de Manaus, inaugurado há cerca de 34 anos.

  “Quando você tem um grau desses de desflorestamento, é natural que os incêndios sejam facilitados. O que nós estamos vendo hoje em Manaus é o que nós desflorestamos a cidade, nós temos uma ideia equivocada de que o progresso é cortar o mato e por conta disso estamos hoje pagando o preço”, disse.

O deputado Serafim Corrêa adicionou às causas a questão de que, tradicionalmente, nós temos a cultura de queimar lixo, de queimar restos de vegetação. “Isso é uma questão que se arrasta há 40 anos e a culpa é de todos nós, por ação ou por omissão”, observou.

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.


+